Como de costume, a iJunior deu início ao Processo Seletivo semestral, mas, pela primeira vez em nossa história, ele será totalmente realizado à distância. No semestre passado, 2020/1, esse processo teve início de forma presencial e mais tarde se tornou à distância devido ao rápido desenvolvimento da pandemia. Então, para que nossos mais novos candidatos, e demais leitores, saibam o que vem pela frente, preparamos uma rápida retrospectiva sobre como foi essa transição.
Como funciona o Processo Seletivo da iJunior?
Nada mais justo do que começar com uma explicação de como nossa empresa seleciona nossos novos membros. O processo como um todo é organizado pela diretoria de Recursos Humanos da empresa e fica dividido em duas grandes fases, a Seleção e, mais tarde, o Treinamento (ou Programa Trainee).
A fase de Seleção é dividida em etapas: Análise Fit Cultural, Dinâmica em Grupo e Entrevista Individual. Cada uma dessas etapas tem suas características específicas, mas a ideia geral é conhecer os candidatos, entender como eles se sairiam como membros oficiais e se eles se encaixam dentro dos valores da nossa empresa.
Já a fase de Treinamento é exatamente o que seu nome implica.Todos que foram aprovados na fase de seleção irão conhecer e aprender as tecnologias que usamos. Assim, a iJunior não exige que qualquer conhecimento prévio sobre linguagens de programação, desenvolvimento de sistemas web, etc.
Afinal, como foi a mudança realizada para o processo de seleção à distância?
As fases do processo em si continuam as mesmas, mas sofreram as alterações necessárias para que ele continuasse justo. Para transmitir a descrição mais honesta o possível, os responsáveis por tal transição deram os seguintes depoimentos.
“Inicialmente, parecia que a transição seria muito difícil, que seria impossível avaliar as mesmas coisas nos candidatos remotamente. Porém, depois de uma reunião com vários membros da iJunior, discutindo sobre o assunto, conseguimos fazer uma avaliação adaptada e ao mesmo tempo justa”, afirmou Guilherme Bezerra, ex-diretor de Recursos Humanos e atual membro do Conselho Administrativo. “O principal desafio na transição foi analisar se conseguiríamos fazer dinâmicas em grupo online”, indagou.
“Parecia inviável ter a mesma interação entre os candidatos de forma online. Porém, conseguimos adaptar bem. Queríamos criar um clima mais leve nas chamadas de vídeo. Presencialmente, há todo um momento pré etapa, onde os candidatos conheciam o ambiente da empresa e os avaliadores. Mesmo com o quebra gelo, o clima de ‘estar sendo avaliado’ ficava bem mais forte do que na etapa presencial”, complementou.