Golden Circle: Por que você deveria adotar esse modelo na sua vida?

Já se perguntou por que a Apple é tão inovadora?

Como certas pessoas conseguiram atingir coisas inimagináveis, fora dos padrões impostos pela sociedade?

O círculo dourado é um modelo que possui o propósito de gerar conexões e inspirar ações, sendo aplicável tanto na sua vida quanto em âmbitos empresariais.

O que é?

Se você parar para analisar friamente, todos os grandes líderes e organizações, que inspiraram e revolucionaram o mundo com suas ideias, pensam, agem e se comunicam seguindo certo “padrão”, conhecido como Círculo Dourado (golden circle). A ideia é bem simples, ao contrário do que muitos pensam:

Muitas vezes, quando nos comunicamos, seguimos naturalmente a comunicação de “fora” para “dentro” do círculo, e nem nos damos conta disso.

Todas as pessoas no planeta, todas as organizações, empresas, sabem “o que fazem”. Alguns sabem “como” fazem, seja com uma proposta de valor diferente, com um benefício que se destaca no mercado, e coisas relacionadas.

Mas poucas, pouquíssimas pessoas e organizações sabem “porque” fazem aquilo que fazem.

E aqui, não estamos nos referindo ao lucro, mas sim o POR QUE?

Qual o seu propósito? O que você acredita? Por que a sua empresa existe? Temos que ter em mente que o lucro é um RESULTADO do propósito.

Com esses conceitos mais claros, agora fica entendível por que nos comunicamos de “fora” para “dentro”, de acordo com o círculo dourado: Nós partimos da coisa mais simples para a mais confusa. É mais fácil.

Porém, a chave da comunicação (seja pessoal, como por exemplo entre amigos, ou, como mencionado, em um contexto empresarial) é de dentro para fora.

Como funciona?

Como mostrado na imagem, temos três pontos principais no Círculo Dourado:

    1. Porquê (Why): Este é o núcleo do círculo e representa a razão fundamental da existência da empresa, além do lucro. É o propósito, a causa ou a crença que motiva a empresa a fazer o que faz. O “Por que” inspira e atrai clientes e colaboradores que compartilham dos mesmos valores e objetivos. Levando para um contexto pessoal, é o que você acredita, qual o seu POR QUE? Não precisamos ter uma resposta definitiva para isso, mas começar a se questionar isso recorrentemente já é um começo de um processo de autodescoberta para atingir seus objetivos de forma mais concreta.
    2. Como (How): Como a sua empresa faz o que faz, constituindo seus diferencias, benefícios, processos que a fazem se destacar, e por ai vai.
    3. O que (What): A camada externa do círculo representa o que uma empresa ou pessoa faz. Isso inclui os produtos ou serviços oferecidos. Muitas empresas começam a comunicação por esta camada, descrevendo seus produtos ou serviços sem antes estabelecer uma conexão emocional com o público através do “Por que”.

      Exemplo:

      Podemos citar como um exemplo claro a Apple.

      Se a Apple utilizasse como estratégia de comunicação de “fora” para “dentro”:

      • Nós desenvolvemos ótimos computadores/celulares (o que), com um design amigável, funcionalidades ótimas e aplicativos inovadores (como), porque acreditamos estar desafiando o status quo (por que). Quer comprar um?

      Comunicação seguindo o Golden Circle (de “dentro” para “fora”):

      • Tudo o que fazemos, acreditamos que estamos desafiando o “status quo”. Acreditamos em pensar de forma diferente (porque). A forma (como) que desafiamos a sociedade é fabricando computadores/celulares (o que) com um design amigável, funcionalidades ótimas e aplicativos inovadores. Quer comprar um?

      Uma simples inversão na ordem da frase, torna toda a comunicação mais inspiradora e conectada com o propósito de outras pessoas (o público-alvo de sua empresa).

      Isso, nos leva a uma outra conclusão importantíssima, citada por Simon Sinek em um TED Talks:

      “As pessoas não compram o que você faz; as pessoas compram o por que você faz. O que você faz simplesmente prova o que você acredita.”

      O objetivo não é fazer negócios com pessoas que querem o que você vende. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita.

      Explicação biológica para o Golden Circle

      E o melhor é que, tudo isso que foi mencionado, se explica biologicamente:

      Não vamos adentrar muito aos detalhes biológicos mas, basicamente, nosso cérebro pode ser dividido em 3 grandes partes:

      1. Neocortex (corresponde ao nível “o que”): pensamento analítico, racional e linguagem.
      2. Límbico (corresponde ao nível “como e por que”): responsável, principalmente, pelos nossos sentimentos e emoções, que acaba influenciando a nossa tomada de decisões e nosso comportamento.
      3. Reptliano: responsável por todas as funções fisiológicas do nosso organismo, como respiração, digestão e batimentos cardíacos. É a parte do cérebro que se desenvolveu há mais tempo do que as outras.

      Ao comunicarmos o nosso “por que”, estamos estabelecendo conexões diretamente com a parte límbica do cérebro de outras pessoas que estamos falando, e, com isso, conectamos diretamente com a parte do cérebro que controla o comportamento.

      E, com isso, as pessoas racionalizam com as informações tangíveis que dizemos e fazemos.

      Benefícios:

      Através do Círculo Dourado, estabelecemos uma conexão com quem estamos nos comunicando, contribuindo para inspirar e atrair pessoas que acreditam no que você acredita.

      • Faz com que seja mais fácil atrair um cliente que compartilhe os mesmos ideais de sua empresa;
      • Cria uma experiência sentimental;
      • Proporciona uma chance maior de fidelidade do cliente;
      • Gera um vínculo de empatia;

      Críticas:

      Há algumas pessoas que criticam o Círculo Dourado em alguns aspectos, como:

      Não precisamos o tempo inteiro comunicar nosso por que. Tem os momentos certos para tentarmos estabelecer essa conexão, de forma que fique de forma verdadeira e não artificial.

      Além disso, muitas vezes, os consumidores apenas buscam uma solução, que resolva logo o problema dele. No final, aquilo que sua empresa acredita tem que ser traduzido em ações eficazes para resolver as necessidades de seu público-alvo.

      Portanto, percebe-se que o Círculo Dourado é uma ótima estratégia para ser empregada tanto na vida pessoal, quanto em empresas e organizações, de forma que a comunicação fique mais clara e crie conexões verdadeiras entre os interlocutores.

      Claro que tem os momentos certos para usa-la para que, como mencionado anteriormente, não fique algo forçado ou artificial, sem a verdadeira razão por trás da comunicação.

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