Tempo de leitura: 4 minutos.
Mas o que significa “fidelizar de clientes”?
Ao procurar pela palavra “fidelidade” no Google, pode-se encontrar a definição a seguir:
- constância nos compromissos assumidos com outrem.
A relação de uma empresa com seus clientes é uma via de mão dupla: para que a clientela não troque a empresa por uma concorrente, é preciso manter a preferência do cliente na empresa. Isto é, o cliente se compromete em pagar o preço de adquirir determinado produto, enquanto a empresa se compromete em oferecer um serviço de qualidade.
Ou seja, “fidelizar um cliente” significa criar e manter uma relação de confiança e recorrência entre as partes, de modo que o consumidor prefira, na maioria das vezes, adquirir os seus produtos e/ou serviços antes de buscar uma alternativa no mercado. Para isso, é preciso que ele mantenha a satisfação com a marca.
Dentre os benefícios de fidelizar clientes, pode-se citar:
- É mais barato do que prospectar novos clientes;
- Previsibilidade do fluxo de caixa da empresa;
- Clientes satisfeitos compram sempre e compram mais;
- Propaganda gratuita: clientes satisfeitos recomendam a sua empresa para outras pessoas.
No presente artigo, veremos de que formas podemos fidelizar clientes e quais as vantagens oferecidas por apps mobile que podem nos ajudar nessa empreitada.
Mas como eu posso fidelizar clientes?
Uma experiência de compra positiva é intrínseca à fidelização de clientes, i. e, quanto melhor for a experiência do consumidor ao longo de todo o processo de compra (desde a realização do pedido até a sua entrega), maiores serão as chances da empresa ser preferida novamente.
Algumas formas de fidelizar clientes são:
- Gerar valor para os seus clientes;
- Fornecer um atendimento humanizado;
- Ter um programa de fidelidade;
- Usar ferramentas ao seu favor.
Como apps mobile podem me ajudar a fidelizar clientes?
- Seu app deve gerar valor para o usuário: Mas o que isso significa? A não ser que seu aplicativo supra uma necessidade do cliente, ele será desinstalado assim que a memória estiver cheia. Para isso, descubra quais as dores do cliente e implemente funcionalidades para saná-las. Se você tem interesse em quais funcionalidades todo aplicativo precisa, você deveria conferir este artigo: “As Funcionalidades Essenciais para Aplicativos em 2025”, disponível em iJunior.
- Qualidade (ou a falta desta): A usabilidade de um app contribui enormemente para a experiência do usuário e impacta diretamente na decisão de optar ou não por consumir o seu serviço. Por mais que o produto da sua empresa lhe seja ideal, o cliente precisa ter acesso fácil a ele. Por isso, invista em um app mobile que possua:
- Velocidade;
- Intuitividade;
- Uma estética agradável;
- Funcionalidades e recursos vantajosos.
- Estimule o uso do app: Estreite o relacionamento com o cliente por meio da concessão de cupons de descontos e promoções exclusivamente pelo aplicativo e da possibilidade de retirar o produto na loja física, uma vez comprado online.
As vantagens de utilizar apps mobile:
1. Aumento de vendas:
Segundo o relatório de comércio da Criteo de 2017, vendas realizadas por aplicativos representam a maior parte das vendas bem-sucedidas realizadas online; varejistas vêem que, dentre ambos o site e app mobile, cerca de dois terços de suas vendas são feitas através do aplicativo.
2. Aumento da taxa de conversão de leads:
Um e-commerce1 que utiliza de um app próprio pode gerar até três vezes mais conversões de clientes. Isso acontece em função da sua facilidade e conveniência: apps mobile permitem:
- compra e pagamento de forma rápida e fácil;
- acesso a informações como promoções e horário de funcionamento;
- acompanhar o status de um pedido e direcionar o cliente para o site da transportadora, onde poderá rastrear a entrega.
3. Experiência personalizada:
Só conseguir que façam o download do seu aplicativo não é suficiente; é preciso garantir que o cliente use o app. Por isso, invista na personalização da experiência do usuário com base no histórico de compras e navegação. Também é possível enviar notificações personalizadas.
4. Canal de comunicação direta:
Além de permitir que os usuários falem diretamente com a sua equipe, em um espaço de tempo muito menor do que aquele permitido por um e-mail, o canal oficial também garante a segurança dos clientes e de suas informações, uma vez que reduz-se as chances de armadilhas associadas a aplicativos de terceiro.
5. Notificações chamam os clientes de volta:
As notificações push2 tendem a ser abertas até 50% mais do que as newsletters3 enviadas por e-mail (que, muitas vezes, caem na caixa de spam).
Se você se interessou pela possibilidade de ter um app mobile para o seu negócio, deveria ler este artigo!: “App Oficial: A Chave para o Sucesso com Clientes”, disponível em iJunior.
Conclusão
Não se trata apenas de uma estratégia de marketing: os apps mobile agregam valor à sua empresa, pois seu conteúdo varia e é adaptado aos interesses do usuário, baseando-se nos dados de uso fornecidos por esse. Dessa forma, é possível oferecer o serviço mais conveniente possível. Lembre-se: servir bem para servir sempre.
Notas de rodapé
- e-commerce
: “comércio eletrônico”, em tradução literal; é a venda e compra de produtos e/ou serviços online.
↩︎ - notificação push
:
é uma mensagem curta que aparece como uma janela pop-up no navegador do seu desktop, na tela inicial do dispositivo móvel ou na central de notificações de um aplicativo para dispositivos móveis.
↩︎ - newsletter:
boletim informativo enviado por e-mail, de forma recorrente, para a sua lista de contatos, geralmente composta por leads e clientes.
↩︎
Referências
- Sebrae: “A importância da fidelização de clientes”. Disponível em Sebrae;
- Zendesk: “O que é fidelização de clientes? Tudo o que você precisa saber (inclusive 10 dicas práticas)”. Disponível em Zendesk;
- exame: “Como fidelizar clientes usando aplicativos? Conheça 4 empresas que são exemplos dessa prática”. Disponível em exame;
- LifeApps: “Aplicativo próprio como ferramenta de fidelização de clientes”. Disponível em LifeApps.